- Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos. Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes. E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.
PROVÉRBIOS 11.14 Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.
A educação é uma via de duas mãos, um vai-e-volta de relacionamento, aprendizagem e crescimento. Sabemos que não existem fórmulas prontas nem milagrosas para alavancar a educação, mas devemos reconhecer que toda e qualquer iniciativa que tenha por princípio melhorar a qualidade da educação no Brasil deve ser discutida muito seriamente por nossos representantes, pelas escolas, pela comunidade, pelas famílias e pelos educadores. Talvez não tenhamos na inclusão digital a solução para séculos de atrasos, mas é uma possibilidade grande de melhoria e desenvolvimento. Não se trata apenas de inclusão digital, mas de inclusão social, de cidadania.
Inclusão digital é colocar computadores nas escolas? É ensinar as pessoas a apertar botões para pagar as contas, mandar mensagens ou fazer compras? Certamente o significado dessa expressão para a educação é outro. Essa bendita inclusão digital é uma idéia que exige que revisemos o sentido de educar e de ser educador em nosso tempo, enquanto o tempo ainda é de mudanças. Tratar essa questão da inclusão digital implica primeiramente, considerar a questão de políticas educacionais que garantam o direito de acesso às tecnologias e às experiências pedagógicas que promovam o diálogo critico entre estas duas frentes pelas vias da comunicação e da informação. Então, trata-se mais de aprender novas formas de pensar, comunicar e promover a participação pela via da educação e menos de adquirir tecnologias, supostamente indispensáveis.
Inclusão digital é colocar computadores nas escolas? É ensinar as pessoas a apertar botões para pagar as contas, mandar mensagens ou fazer compras? Certamente o significado dessa expressão para a educação é outro. Essa bendita inclusão digital é uma idéia que exige que revisemos o sentido de educar e de ser educador em nosso tempo, enquanto o tempo ainda é de mudanças. Tratar essa questão da inclusão digital implica primeiramente, considerar a questão de políticas educacionais que garantam o direito de acesso às tecnologias e às experiências pedagógicas que promovam o diálogo critico entre estas duas frentes pelas vias da comunicação e da informação. Então, trata-se mais de aprender novas formas de pensar, comunicar e promover a participação pela via da educação e menos de adquirir tecnologias, supostamente indispensáveis.
[Fonte: Texto de Cléo Aquino; Pedagoga; http://arteadoooro.blogspot.com/]
(*) Frase do Pr. Mike Murdock no livro "Os Segredos da Liderança de Jesus "
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