quarta-feira, novembro 30, 2011

VIVENDO CONTRA A CULTURA

“Sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus” – Filipenses 1.28

Os conceitos bíblicos sobre família têm sido atacados e refutados por diversos movimentos no objetivo de destruírem os valores cristãos na sociedade. Como poderemos, então, permanecer firmes dentro desses princípios, em meio a uma sociedade que tem utilizado todos os meios de comunicação e educação, de maneira oposta aos princípios que devemos cumprir?
 O texto diz, em primeiro lugar, que não devemos nos intimidar. Seremos criticados, vão nos chamar de antiquados e retrógrados. Em segundo lugar, o mesmo texto mostra que é uma questão de filosofia. O que eles pensam que é destruição, para nós é salvação da parte de Deus. Quando uma família aplica os princípios da Palavra de Deus na vida, está sendo salva da corrupção, degradação e destruição da sociedade. Portanto, devemos entender os princípios, vivê-los, e sermos sal e luz (Mt 5.13) e brilhar como luzeiros (Fp 2.15) diante da sociedade.
  Para isto, é importante entender que seremos criticados porque a sociedade ensina o contrário dos princípios bíblicos. Por exemplo, a sociedade aceita que não é errado o adultério, divórcio, traição, mentira, engano etc.
Mas a Bíblia ensina que o marido deve amar sua esposa, ser fiel, honesto, cuidar dela e protegê-la. Outro exemplo contrário, a sociedade aceita que a mulher deve ser independente, não dar contas de nada a seu marido, adulterar, divorciar, trair, mentir, enganar etc. 
  É muito importante que nós, como cristãos, tomemos nossa postura bíblica e mostremos à sociedade que os princípios de Deus funcionam harmoniosamente num casamento. Notem que se o marido ama a esposa como Cristo amou a Igreja, ele nunca irá abusar da sua posição de líder para ofender ou subestimar sua esposa; ao contrário o marido irá dignificá-la e honrá-la, por causa do seu amor por ela. Por sua vez, a esposa terá alegria em amar e respeitar seu marido como líder, porque sabe que ele foi colocado por Deus como responsável na liderança no lar e juntos levarão a família ao centro da vontade de Deus.
  O Espírito Santo nos fortalece e ajuda a aplicar a Palavra de Deus em nossas vidas e relacionamentos. Portanto, dependa sempre desse poder maior e não confie em suas próprias forças
  Precisamos de lares que sirvam de modelo para uma sociedade que pensa que a instituição do casamento está falida. É possível ter famílias abençoadas, vivendo dentro dos princípios que Deus determinou. 
Matéria/texto abstraído do livro 40 dias de Jejum e Oração em Favor da Família, © 2010 Pr. Edison Queiroz
[fotos UOL]