sexta-feira, janeiro 27, 2012

Liderar é unir

Um dos grandes desafios da liderança é a unidade. Manter um grupo de jovens unidos no propósito da evangelização, manter a igreja unida no esforço missionário - são desafios assim que o evangelista, como líder, sempre enfrenta. Quando pensamos em liderança, logo nos lembramos do salmo 133, texto áureo da unidade. Nesse salmo, aprendemos muito sobre como manter unidas as pessoas que lideramos. O salmo, atribuído a Davi e classificado como ‘cântico dos degraus’, mostra logo uma ótima idéia quando o assunto é unidade. O líder ministra sobre o assunto de forma simples, elementar, usando uma canção, que as pessoas cantavam enquanto caminhavam juntas em suas peregrinações a Jerusalém, para manter princípios básicos da unidade sempre em sua mente.
O texto não exorta à unidade, nem ordena ou convida, nem mesmo procura convencer as pessoas a se unirem. O texto apresenta as vantagens da unidade, divulga que é bom e agradável, oferece algo que elas querem. Muito sábio, porque quando a união é algo obrigatório, sofrível, sacrificial, parece nunca acontecer.
A divulgação das vantagens também não fica vazia. O líder torna essas vantagens bem tangíveis, usando duas ilustrações que as pessoas podiam entender. Para a vantagem espiritual, ele usa a ilustração da unção sacerdotal, que significava a escolha e o favor de Deus; para a vantagem material, ele usa a ilustração do orvalho no monte Hermom que, com seu cume coberto de neve, era uma bênção para a agricultura durante as secas de verão.
O breve e eficaz ensino é concluído perfeitamente na última frase onde o líder assegura que, vivendo em unidade, as pessoas receberiam de Deus a bênção espiritual e a vida material, deixando à sua escolha o andarem unidas ou não. Que poderosa mensagem essa, que atravessou três milênios e ainda é nosso principal texto sobre unidade! Que precioso recurso para nosso aprendizado e prática como líderes.
[Fonte/Texto original>>>{http://www.guiame.com.br/ntc/liderar-e-unir.html}]