sexta-feira, maio 04, 2012

Celebrando O Dia Batista De Ação Social

Aplicando-se às boas obras

Como surgiu o dia batista de ação social:

O Dia Batista de Ação Social foi criado em 1995, na 76ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira,em São Luis/MA.

O objetivo de um dia especial é despertar a consciência quanto à responsabilidade social dos servos de Jesus Cristo e Igrejas Batistas, cumprindo o grande mandamento de “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, numa demonstração de amor cristão.

O Dia Batista de Ação Social 2012 foca o tema anual da CBB: “Desafiados à prática da Bíblia para ser padrão da integridade: ser como Cristo, praticando a Bíblia.” No Departamento de Ação Social estamos pensando o tema em termos de como podemos ser íntegros nas relações sociais, tanto individualmente, quanto como igreja.

Com isso em mente estamos providenciando aqui, ao longo das próximas semanas, reflexões, estudos bíblicos e depoimentos, para cada semana do mês, além de sugestões de atividades, material para uso com crianças e um cartaz para poderem imprimir para os seus eventos.

Culto de celebração da Integridade na Ação Social da Igreja
No dia 6 de maio toda igreja tem a oportunidade de celebrar a nossa integridade no trabalho social, e de desafiar nos para quando não estamos agindo com integridade. Para este fim, além dos esboços de sermão e reflexão bíblica nestas páginas, sugerimos aqui elementos para uma ordem de culto para o culto dominical neste dia:

Hinos do Cantor Cristão:
2 – Justo és Senhor
62 – Nome precioso
68 – Bem-aventurado
70 – Nome adorável
119 – Fidelidade

Leituras bíblicas:
Daniel capítulo 1 – Integridade nas relações de poder
Gênesis capítulo 39 – A integridade de José na vida pessoal
1 Pedro 1.13-16 e 2.11-12 – A Integridade na ação do crentes e da igreja diante a sociedade

Temas para oração intercessória:
1. Por integridade nos espaços públicos e na política
2. Por integridade nos nossos projetos sociais
3. Por integridade na liderança da igreja local
4. Por integridade na vida pessoal
5. Pela equipe do Ministério Social Cristão na igreja local

Integridade no trabalho social da igreja


Na sua primeira carta à igreja, Pedro nos exorta a sermos santos em todo procedimento (1.15) e ainda a termos uma conduta boa entre os pagãos, para que possam reconhecer as nossas boas ações e glorificar a Deus (2.12). Isso é um desafio até para os nossos programas sociais também, pois, por mais incrível que pareça, é possível gerenciar um projeto sem integridade, de uma maneira socialmente irresponsável. É a nossa responsabilidade trabalhar para que isso não aconteça!

O Dia Batista de Ação Social é um evento já consagrado no calendário de muitas igrejas da Convenção Batista Brasileira. Uma da pessoas que mais lutou por isso foi a Rosilene Nazar, da Convenção Batista Mineira. Para nossa saudade, ela não está mais conosco, pois recentemente foi chamada para estar junto com Jesus. Que a integridade que ela demonstrou ao longo do seu ministério e vida seja um exemplo para cada um de nós.

Não fique de fora – utilize o material e contribua para a integridade do povo de Deus.
[Saiba mais através do link
{http://batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=527&Itemid=48}]

O que Deus espera de mim?


"Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?
Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:6-9)

Se um pouco já era bom, mais deve ser ainda melhor, conclui o profeta Miquéias ironicamente. Se Deus quer sacrifícios, vamos dar a Ele muitos e maiores. Muitos novilhos, Milhares de ovelhas. Rios de azeite. Eles podiam dar até os primogênitos para mostrar que realmente amavam a Deus!

Mas, como Miquéias sabia nada nesta aparente demonstração refletia o interior do coração. Qualquer um pode ir à igreja, dar grande parte do seu salário a Deus e mesmo assim não “estar nem aí” para Deus.

As pessoas podem ficar impressionadas com demonstrações tão dramáticas, mas Deus não fica. As três atitudes que demonstram verdadeira devoção a Deus são a justiça, a misericórdia e a humilde obediência. Não é fácil praticá-las, mas elas podem mudar o curso da história.

O que aconteceria se todos decidissem ser justos e honestos? O que aconteceria nos casamentos e nas famílias se as pessoas misericordiosamente se perdoassem, ao invés de sempre esperar por perfeição o tempo todo? Quem duvidaria da existência de Deus se os crentes fizessem, com mansidão, o que é certo no nome do Senhor? Por outro lado, que mal causam os crentes quando enganam, têm ressentimento e insistem em tentar demonstrar ostensivamente sua religiosidade?

Deus espera que você faça três coisas: cuide para que a justiça seja feita, permita que a misericórdia seja sua maior preocupação e obedeça humildemente ao seu Deus. Esforça-te, mas não esqueça: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13). Peça ajuda a Ele!
(extraído da Bíblia de Estudo da Mulher, edição corrigida e revista)
 [Fonte {http://ocristaoantenado.spaceblog.com.br}]