Preguiça
Hoje, poucas pessoas têm coragem de remar contra a maré. Parece que todos seguem a tendência, a moda, a mania passageira. É mais cômodo. Requer pouco trabalho, menos esforço. O medo da opinião pública de ofender os grupos poderosos e atentos leva a muitos a rejeitar a Fé em Cristo Jesus. Por quê?
Porque os verdadeiros Cristãos vivem no mundo, mas “não são do mundo” (João 17:14). O mundo é um dos três inimigos da nossa alma. (Os outros são a carne e o Demônio). O mundo oferece as suas máximas sobre a saúde, a honra, e o poder, que estimulam todos a seguir o caminho largo para o Inferno. Porém os Cristãos têm de tomar o caminho estreito. Precisam guardar os Dez Mandamentos. Devem carregar a cruz atrás do seu Mestre. Têm de suportar os sofrimentos sem reclamar. Não podem ceder à satisfação de desejos da carne como os incrédulos que “sentam-se a comer e beber e depois se levantam para se divertir.” (1 Coríntios 10:7). Devem viver diferentemente deles. Eles “não andam mais como gentios, que andam na vaidade dos seus pensamentos.”
- (Efésios 4:17) (Nota: andam=vivem; gentios=não Cristãos). E S. Paulo os adverte: “a trabalhar na salvação com temor e tremor.”
- (Filipenses 2:12) (Nota: com temor, etc.... Isto é, contra a falsa fé, e a segurança presunçosa das seitas modernas).